Música On-line: Rádio On-line Transmite Apenas A Música Que Você Gosta - Conheça O Musicovery

Especifique o estilo, ritmo e "idade" da música que quer ouvir e o Musicovery faz o resto por si. O Musicovery é uma estação de rádio on-line, completamente visual, que lhe permite personalizar o género e estilo de música que quer ouvir e transmite-o através do seu browser, PDA ou dispositivo móvel. Esta radio online é grátis para utilização normal ou por $2/mês por áudio com qualidade de CD. Actualmente é o sistema de personalização de música na Web mais avançado.


Musicovery_music_trail_4.gif
Seis meses depois do seu lançamento silencioso, Frederic Vavrille (o sujeito por detrás do motor de busca de músicas MusicPlasma (agora LivePlasma) e Vincent Castaignet, conseguiram novamente surpreender, lançando um serviço de pesquisa de música que se desdobra numa rádio on-line personalizada, capaz de satisfazer os gostos musicais e estado de espírito de praticamente toda a gente.
O Musicovery é uma radio online que permite uma detalhada personalização dos tipos de música que quer ouvir.
O Musicovery é o ÚNICO serviço on-line que conheço que permite que escolha a música que quer ouvir a partir de a)período histórico, b) tipo da música (desde calma a energética e de cinzenta a positiva), ritmo (de calma a música de dança com uma escolha de ritmo) e género (veja mais abaixo para ver os estilos listados).
E não só.
Tem que seleccionar se as faixas que vai ouvir são "êxitos comerciais", "não-êxitos" e se permite a inclusão de autores musicais desconhecidos ("discovery"). Entre estas três categorias pode facilmente reunir e escolher a que preferir: As três? Só êxitos? Seja qual for a sua preferência, o Musicovery não se queixa.
O Musicovery pode ser ouvido de forma grátis sem ter que se registar. O ponto negativo é que se quiser ouvir a emissão de áudio numas boas colunas ou auriculares de alta qualidade vai ficar desapontado. A transmissão grátis "lo-fi" é boa apenas quando ouvida através das pequenas colunas do seu portátil ou através de auriculares banais. O Musicovery lo-fi é semelhante a ouvir música através de um rádio portátil. Para mim essa qualidade é aceitável quando preciso de música de fundo para me servir de inspiração para o trabalho que estou a fazer. Por isso esta opção não me deixou desapontado.
Por outro lado, se estiver disposto a despender $2.10 por mês, pode ouvir a biblioteca musical do Musicovery quantas vezes desejar com a maior qualidade possível.

Para iniciar a rádio personalizada Musicovery clique em qualquer ponto da matriz. Calma - energética e cinzenta - positiva são contínuos e cada ponto na matriz corresponde a um perfil de disposição diferente.
Para ter música de dança escolha o separador "Dance" e clique no lado direito da matriz. Quanto mais à direita clicar, mais dançável será a música.
musicovery_dance_tempo_2.gif
Uma vez seleccionados os seus tipos, géneros, estilos e ritmos musicais favoritos, o Musicovery irá apresentar uma lista de artistas/músicas que correspondem às suas especificações.
O Musicovery começa a reproduzir as músicas da lista até que todas tenham sido reproduzidas. Embora não possa pausar ou ouvir de novo uma música, pode avançar para uma faixa que quer ouvir imediatamente ou reconfigurar a sua matriz de preferências.
O Musicovery reproduz um supermix de faixas que incluem todos os géneros que seleccionou para inclusão enquanto corresponde aos seus requisitos de "estilo" e "dança".
musicovery_mood_control2.gif
Se pretender ouvir um género específico, apenas tem que colocar o seu rato sobre uma das etiquetas de estilos musicais coloridas e seleccioná-lo no pequeno pop-up que mostra imediatamente o género/ritmo que pretende. O Musicovery reproduz então as faixas desse estilo em particular.
musicovery_genre_mood.jpg
O Musicovery oferece ainda mais opções de personalização do seu canal musical que pode criar dando a possibilidade de seleccionar uma década específica ou espaço temporal a partir do qual pode seleccionar a sua música. Quer apenas música dos anos 70? Tudo a partir do anos 90? Pode ser.
musicovery_time_frame.jpg
À procura de música que nunca tenha ouvido? Mesmo aí o Musicovery ajuda, dando um acesso selectivo aos títulos "não êxito" e "discovery", dando um conjunto de faixas que oferecem novidade e oportunidade para descobrir algo novo enquanto mantêm os requisitos que definiu inicialmente.
Musicovery_time_range.gif
Tudo o anterior pode ser feito sem limites de tempo ou número de canções listadas se não se importar em ouvir o Musicovery em modo lo-fi (32Kbps). Neste modelo de áudio de baixa qualidade não existem restrições e pode ouvir música durante o tempo que quiser.


Mas como funciona o sistema Musicovery?
O serviço de emissão de música do Musicovery é baseado num sistema de descrição de músicas onde a ideia é a de dar uma interface visual que corresponde às concepções naturais das pessoas na organização, apreciação e organização dos seus gostos musicais.
As matrizes de género e dança são de facto uma forma natural de iniciar uma experiência musical (os autores revelaram-me uma pesquisa etnológica lhes tinha dado indícios disso mesmo) e a matriz cinzanta/positiva e alta/baixa energia é a forma mais natural de representar estados psicológicos (de novo sugerem que foram inspirados através de dados de uma pesquisa).
Para cada faixa de música armazenada na biblioteca do Musicovery, Frederic e Vincent atribuem manualmente 30 descritores com cerca de 10 valores cada; os valores são ordenados e então projectados para cada faixa numa matriz em 2D, utilizando os descritores apropriados e uma hierarquia completa para eles. Isto cria um mapa de gráficos dinâmicos que representa objectos relacionados por semelhança ou atributos de proximidade. Isto, por outro lado, permite a navegação por proximidade num espaço multi-dimensional (não em pseudo 3D) e não requer a exteriorização ou verbalização de atributos onda cada objecto está referenciado.
É provável que as pessoas inteligentes que estão por detrás do Musicovery estejam a preparar mais alternativas a estas interfaces que correspondem às músicas, pois são a verdadeira inovação caracterizadora que o Musicovery adiciona.
O Musicovery diferencia-se de serviços semelhantes ao não oferecer uma ferramenta de previsão de gostos. O Musicovery afirma considerar cada artista uma entidade específica, particularmente a sua voz, que o Musicovery considera uma assinatura única. Segundo os seus autores: O Musicovery "fornece momentos chave que são úteis e intuitivos para a construção de uma experiência musical."


Modelo de Negócio
O modelo de negócio do Musicovery é simples: pequenos anúncios na página para o serviço de baixa qualidade (32 kbps) e subscrições (2 euros por mês, dependendo do custo dos serviços) para um som de qualidade razoável (128 kbps).
Quando falei inicialmente com o Frederic Vavrille e o Vincent Castaignet, eles falaram também do desejo de integrar os custos das subscrições em ofertas fixas dos fornecedores de serviços de telecomunicações, o que ajudaria certamente, pois não há melhor intermediário entre os bolsos dos clientes (por exemplo os operadores móveis).
Curiosamente, as duas pessoas por detrás do Musicovery também partilharam que os seus maiores custos não são o copyright mas sim os custos com telecomunicações.
Um acesso válido por um mês ao Musicovery custa EU 2 ou cerca de $ 2.10. Para o obter, tem que clicar no botão Login e pagar através de telefone Web / SMS o montante requisitado. Uma vez feito, receberá um e-mail com um código especial que pode utilizar para aceder às emissões musicais do Hi-Fi Musicovery.
musicovery_insert_access_code.jpg
Comparado ao uso ilimitado durante um ano oferecido pelo Pandora por $36, este é cerca de $12 a menos por ano. Mas considerando que pode ouvir muito boa música por quase nada em rádio suportadas pelos ouvintes como o novo sistema Mercora ou no meu altamente recomendado SomaFm ou em qualquer das rádios que populam o Shoutcast.com, este dois dólares mensais realmente só pagam alguns controlos extra e a possibilidade de "personalizar" a seu gosto a música que quer ouvir sem ter que saber o nome ou estilo da música ou banda que o satisfaça.


Prós e Contras
Como seria de esperar de um serviço que foi lançado à pouco e está em Beta, alguns bugs e falhas são de esperar. Aqui está a minha lista inicial de áreas a melhorar no Musicovery para além de uma lista das melhores coisas que a ferramenta oferece.


Prós:


  • não há melhor forma de definir o estilo e género musical que quer ouvir e ouvi-lo instantaneamente.
  • O custo é tão irrisório que não é uma barreira à entrada de novos clientes que têm uma experiência positiva.
  • As formas de pagamento tornam ainda mais rápido o acesso de várias formas (Web, telefone, SMS).
  • A acessibilidade e facilidade de utilização estão entre as melhores ferramentas desta categoria.
  • Encontre a sua música sem saber os nomes das bandas, autores ou canções que pode querer ouvir. Defina as suas preferências e deixe o Musicovery trabalhar por si.
  • Com a mini-interface que o Musicovery apresenta, a adaptação para acesso móvel através de PDA ou smartphone é algo que será simples a utilizadores avançados.
  • A qualidade do serviço Hi-Fi pago é boa, mas se estiver a ouvir através das colunas do seu portátil ou outro dispositivo barato, a versão lo-fi já poderá ser suficiente.



Contras:
  • Não há botão de "pausa" para parar as músicas temporariamente.
  • Não há ajuda online para o Musicovery. Não há forma de saber exactamente o que faz a opção "Discovery" ou os termos exactos da opção paga.
  • Mesmo depois de fazer um pagamento, não sabe exactamente quais são os termos do contrato e pelo que pagou. Uma confirmação por e-mail notifica-o da transacção bem sucedida, mas não o informa sobre os direitos de acesso que comprou e o que pode fazer com a música que pode ouvir.
  • O código de acesso que recebe é válido por 30 dias após a compra.
  • O botão Login apenas lhe permite pagar pelo serviço Musicovery e aceder ao stream Hi-Fi. Não existe nome de utilizador ou palavra passe que lhe permita aceder à sua conta específica e guardar definições ou outras preferências para uso futuro.
  • De cada vez que volta ao Musicovery todas as suas definições têm que ser reconfiguradas. Não há forma de gravar uma das suas "pré-definições" ou configurações de estilos musicais. Da próxima vez que regressar ao Musicovery vai ter que definir todos os seus géneros e tipos musicais favoritos.
  • Não é fácil excluir / desmarcar um género musical específico se for o género musical que estiver em reprodução no momento. Para desmarcar todos os géneros musicais que não sejam fáceis de desmarcar tem que seleccionar outro género musical temporariamente.
  • As listas musicais não são infinitas. São compostas por um número específico de músicas. Uma vez terminada a lista, a música pára e tem que fazer uma nova selecção para a reiniciar. Uma lista musical no Musicovery tem geralmente 20 músicas.
  • A variedade da colecção musical do Musicovery ainda pode ser muito melhorada. Testei o Musicovery durante 10 horas com combinações de vários estilos musicais e muitas vezes surgiram os mesmos autores e músicas.
  • As faixas musicais não podem ser marcadas.
  • (Talvez por ser recente e a procura pode ser elevada) o Musicovery pode nem sempre responder bem. Por vezes os tempos de reacção a um clique podem levar até 10" ou mais mesmo em ligações de banda larga.



Concluindo
Gostei do Musicovery da primeira vez que o vi. Gosto dele porque ao permitir encontrar a música que se gosta sem obrigar a saber os nomes das bandas, das músicas ou estilo ou outros termos que entram no mundo musical é um grande passo em frente e tornar a música muito mais acessível para quem não é perito ou fã.
Descobrir ou apreciar músicas baseadas nas suas preferências de estilo, ano, popularidade, género e ritmo de uma forma visual é uma excelente forma de facilitar e simplificar a exploração e descoberta musical.
O Musicovery também pode ser um canal interessante para que novos artistas e músicos independentes tenham mais visibilidade e exposição online. Permitindo que artistas independentes submetam as suas faixas livres de licenças, os músicos podem atrair um maior interesse e até servir como uma montra para quem procura.
Acho que muitas pessoas irão achar o Musicovery uma excelente adição ao crescente arsenal de ferramentas de audição musical disponíveis na Web.

0 comentários:

Seguidores

Programa Afiliados